Resumo

A pandemia atual gera incertezas em toda população, levando as pessoas a procurar explicações satisfatórias que poderão dar ordem e significado às suas experiências vitais. Atualmente, o coronavírus se tornou o inimigo mais recente. Mas as incertezas significativas persistem e nessa busca por respostas as pessoas criam teorias da conspiração, aquelas que apontam conluios entre poderosos como causa de problemas mais importantes. No texto a seguir, se discute o surgimento da pandemia e as teorias do conspiratórias acerca da origem SARS-CoV-2, causador da Covid-19. A metodologia usada foi a pesquisa de difusão de informações publicadas em comunidades virtuais do Facebook, que apontou na direção do reforço de crenças e condutas coletivas de apoio às teses conspiracionistas, principalmente aquelas que responsabilizam a China, o Partido Comunista Chinês e Bill Gates num conluio para dominação do mundo e da redução da população. A análise do material coletado contou com modestas incursões teóricas no campo da psicologia social e da sociologia.

Palavras-chave: saúde pública, rede social, conspiração.

Autores: Aparecido Francisco dos Reis
Citação: Reis, A.F. 2020. Rumores e condutas coletivas na pandemia: a teoria do complô sobre a origem da COVID-19. Pubsaúde, 4, a049. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude4.a049
Editor: Pubsaúde.
Recebido:  1 jul. 2020; Aceito: 26 jul. 2020; Publicado:  20 set. 2020
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.

Versão em PDF

Referências

  • Aparecido Francisco dos Reis

  • Afiliação: Faculdade de Ciências Humanas/Instituto de Saúde Integrada, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:
    Graduação em ciências sociais pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (1992), mestrado em ciências sociais (Sociologia Política) pela Universidade Federal de São Carlos (1997) doutorado em Serviço Social, Trabalho e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (2001) e Pós doc em Saúde Coletiva pela UNIFESP. Atualmente é professor associado IV na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.  Tem experiência com orientações de PIBIC e mestrado, atuando na área de Sociologia, Antropologia com ênfase diversidade sexual e saúde coletiva, com aproximadamente 40 publicações entre livros e artigos em periódicos brasileiros e internacionais. Consultor de diversas revistas como: Bagoas (UFRN), Interações (UCDB), Multitemas (UCDB), Itinerários (Universidade de Varsóvia), Katalysis (UFSC), Em Tese (UFSC), membro do conselho editorial da revista E-legis do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados. Membro do conselho editorial do periódico Humanities and Social Sciences da Universidade de Nova Dheli (Índia). Consultor da Fundect (Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso do Sul) e da Fundação de Amparo à pesquisa do DF.

Nenhuma informação disponível ainda...

Comentar

COMPARTILHAR