Política editorial

Foco e escopo

PubSaúde, revista da Editora MV Valero, é uma publicação multidisciplinar, contínua e de acesso aberto na área da Saúde: Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia são o foco de nossos artigos. Estes são publicados após avaliação do Conselho Editorial. Clique aqui e conheça nosso histórico.

Seções

São publicados os seguintes tipos de conteúdo: Editorial, Artigo original, Artigo de Revisão, Avanços Recentes, Ponto de vistaRelato de caso clínico, Caso breve, Saúde em imagem e Entrevista. Clique aqui e saiba mais sobre cada uma das seções acima.

Multidisciplinaridade

A PubSaúde acredita na multidisciplinaridade como instrumento de fortalecimento do conhecimento sobre a saúde humana. Abrimos nosso espaço, nesse sentido, a resultados de pesquisa dessa grande área: recebemos submissões de textos relacionados aos estudos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Fonoaudiologia.

Revisão científica

Os artigos submetidos pelos autores passam pelo processo de avaliação quanto ao mérito científico de seu conteúdo. Após análise inicial do Conselho Editorial, são enviados aos revisores apenas os artigos com adequação ao foco e escopo da revista, bem como em relação às normas técnicas para redação do manuscrito. A revista solicita aos autores a indicação de dois avaliadores com notáveis conhecimentos sobre o conteúdo submetido.

Periodicidade: anual com publicação contínua

Alinhada ao conceito de publicação exclusivamente digital, a PubSaúde publica seus artigos assim que são finalizados, após a revisão científica e técnica (normalização e diagramação). A revista dispensa, assim, a compilação prévia de todos os artigos aprovados para lançamento conjunto. Dessa forma, minimiza-se o tempo entre submissão e publicação, veiculando com celeridade o conhecimento científico. Os números são fechados anualmente.

Acesso aberto

Todo o conteúdo da PubSaúde é disponibilizado para acesso gratuito, sem custos para os leitores, de acordo com a chamada Via Dourada do Acesso Aberto (AA). Essa modalidade de distribuição favorece não só a democratização do conhecimento, mas faz com que os resultados da pesquisa sejam acessados de forma mais rápida pelo público interessado. Clique aqui e saiba mais sobre o movimento AA.