metodologias ativas de ensino

Dissemination of knowledge and scientific production in professionalizing courses: a report of experience

Resumo: Com a construção do indivíduo e a fase de escolhas caracterizadas pela adolescência, os jovens buscam cada vez mais cursos livres para se profissionalizar e seguir uma orientação profissional. Portanto, o trabalho visa avaliar a construção científica versus a produção de trabalho em cursos profissionalizantes. O trabalho foi desenvolvido com 15 classes de Assistente de Farmácia e Laboratório, 3 aulas de Assistente Veterinário e Pet Shop e 2 aulas de Cuidador de Idosos. Ao todo, 33 artigos foram apresentados entre congressos locais, regionais, nacionais e internacionais. Frente ao que foi relatado, é possível afirmar que, quando bem estruturado, um programa de Iniciação Científica Júnior tem efetividade na formação social, profissional e científica de jovens assistidos e na interação entre os alunos. Da interdisciplinaridade, a construção do pensamento científico corrobora a formação de um ser inserido na sociedade, com dimensões coletivas de conhecimento construídas pelo homem. Palavras-chave: cursos profissionalizantes, didática, metodologias ativas de ensino. Expandir Resumo Acessar Texto Completo