Resumo

Introdução: A monitoria é uma forma de ensino que muito contribui para o entendimento e aprendizagem de alunos em sua formação acadêmica. Objetivo propiciar o bom desenvolvimento e aperfeiçoamento em um nível máximo para o desempenho na modalidade específica. Material e métodos: descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir das vivências de um aluno monitor da disciplina Fisiologia do Exercício ministrada no curso superior de bacharelado em Educação Física de uma instituição de ensino superior privada no norte do estado do Ceará. Resultados e discussão: experiência e vigência, pode ser considerado a utilização destes materiais confeccionados pelos alunos da disciplina Fisiologia do exercício, como auxilio para a aprendizagem dos conteúdos. Considerações finais: foi possível notar a melhora dos alunos (as) da disciplina de fisiologia do exercício, através das notas atribuídas a estes, principalmente os que estavam pendentes na disciplina, que puderam recuperar suas notas com a utilização deste material confeccionado e com o auxilio dos monitores e realização de trabalhos adicionais que serviram para uma melhor compreensão.

Palavras-chave: monitoria, fisiologia do exercício, formação profissional.

Autores: Douglas Rodrigo Cursino dos Santos, Carlos Eugenio de Castro Almeida, Glauber Cruz Lima, Iana da Cunha Barroso dos Reis
Citação: Santos, D.R.C., Almeida, C.E.C., Lima, G.C., & Reis, I.C.B. 2021. O papel da monitoria em fisiologia do exercício na formação profissional: relato de experiência. Pubsaúde, 7, a266. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude7.a266
Editor: Pubsaúde.
Recebido: 27 out. 2021; Aceito: 4 nov. 2021; Publicado:  30 nov. 2021
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.

Versão em PDF

Abstract

Introduction: Monitoring is a form of teaching that greatly contributes to the understanding and learning of students in their academic training. Objective to provide good development and improvement at a maximum level for performance in the specific modality. Material and methods: descriptive, of the experience report type, based on the experiences of a student monitor of the Exercise Physiology discipline taught in the higher education bachelor's course in Physical Education at a private higher education institution in the north of the state of Ceará. Results and discussion: experience and validity, the use of these materials made by students of the Exercise Physiology discipline can be considered, as an aid for learning the contents. Final considerations: it was possible to notice the improvement of students in the exercise physiology subject, through the grades given to them, especially those who were pending in the subject, who were able to recover their grades with the use of this material and with the help monitors and carrying out additional work that served for a better understanding.

Keywords: monitoring, exercise physiology, professional training.

Referências

  • Douglas Rodrigo Cursino dos Santos

  • Afiliação:
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:
  • Carlos Eugenio de Castro Almeida

  • Afiliação:
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:
  • Glauber Cruz Lima

  • Afiliação:
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:
  • Iana da Cunha Barroso dos Reis

  • Afiliação:
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:

Nenhuma informação disponível ainda...

Comentar

COMPARTILHAR