Ponto de Vista
A Educação Permanente em Saúde é uma política de extrema importância para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio dela, vislumbramos uma série de possibilidades para que, profissionais e equipes, possam ressignificar o ambiente de trabalho por meio de atividades educativas que tragam conteúdos e informações pertinentes a sua função.
Sabemos que os efeitos que a educação tem para transformar a vida das pessoas é notório e comprovado. Trazendo essa possibilidade de mudança para o local de trabalho em que os profissionais de saúde estão inseridos, sua potência se torna ainda maior, visto os ganhos que um trabalhador atualizado e bem informado pode oferecer no cuidado junto as pessoas e na qualidade da assistência em geral.
O momento vivenciado pelos profissionais de saúde que hoje combatem o COVID-19 em nosso País é bem difícil, haja visto a demanda que tem tornado a jornada destes trabalhadores esgotante. Se pensarmos no início da pandemia, quando pouco se sabia ainda sobre a proliferação da doença, formas de contaminação, uso adequado de EPI, entre outras práticas, podemos pensar que o uso da Educação Permanente em Saúde facilitou o engajamento das equipes frente as notícias que chegavam a respeito do COVID-19.
Seja por meio dos encontros semanais ou mensais praticados pelas unidades de saúde em todo o País, essa oportunidade é única para que o trabalhador em saúde dívida conhecimentos, indague suas dúvidas e contribua para o crescimento profissional de todo o grupo. É neste momento, com a presença da equipe multidisciplinar, que todos ganham em uma interação potente e que agrega ao colaborador prática e aprendizados a partir de cenários e rotinas construídas diariamente, sempre de forma diferenciada.
Neste contexto, o uso dessas potências já diagnosticadas pela Educação Permanente em Saúde neste momento de pandemia se faz necessário para que todos os profissionais tenham a sensação de pertencimento junto à toda equipe, além de receber as informações atualizadas referentes a doença. É por meio desse conhecimento esclarecido que ele desenvolve a educação em saúde com a população e promove a prevenção nos territórios de uma forma mais abrangente e certiva.