Resumo
Introdução: A ciência aberta abre novos horizontes tanto para o pesquisador quanto para as atividades acadêmicas e científicas. Ela vem crescendo em todas as áreas do conhecimento e chega ao domínio da enfermagem como um grande desafio a ser enfrentado. Este artigo tem o objetivo de mostrar como os Programas de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro estão lidando com essa questão e a direção que vêm tomando para realizar a devida gestão dos dados gerados em suas pesquisas, no âmbito da ciência aberta. Revisão e Discussão: Para tal fim foi necessário; contextualizar o conceito de ciência aberta, enfatizando as práticas de gestão de dados; apresentar o ciclo de vida dos dados, os princípios FAIR e sua aplicação na rede GO FAIR Brasil Saúde - Enfermagem criada com a finalidade de elaborar estratégias para a implementação dos princípios FAIR no campo da enfermagem, visando o, compartilhamento e reuso desses dados em novas pesquisas. Considerações finais: A coordenação dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem da UNIRIO e da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Rede GO FAIR Brasil Saúde - Enfermagem representa um exemplo de adoção de práticas da ciência aberta dentro de cursos de pós-graduação. Portanto, espera-se que por intermédio dos estudos e eventos que se iniciam no âmbito da Rede GO FAIR Brasil Saúde – Enfermagem, realizados em 2020 e programados para os anos seguintes, responder à pergunta feita na introdução deste artigo e contribuir para a promoção e implementação de estratégias de capacitação de aluno e profissionais da área da saúde, em geral, sobre a gestão de dados de pesquisa na área da enfermagem.
Palavras-chave: enfermagem, ciência aberta, dados abertos, princípios FAIR, GO FAIR.
Autores: Tatiana Souza da Silva Werle, Iana Paes d'Assumpção Vital, Rodrigo Viegas Moure, Vânia Andréa Schenkel Meireles, Debora Daniela Eira Guidi, Danielle Guaudino de Paula, Patricia Henning, Viviane Veiga
Citação: Werle, T.S.S., Vital, I.P.D’A., Moure, R.V., Meireles, V.A.S., Guidi, D.D.E., Paula, D.G., Henning, P., & Veiga, V. 2021. Gestão de Dados de Pesquisa: um desafio para os Programas de Pós-Graduação em Enfermagem. Pubsaúde, 6, a156. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude6.a156
Editor: Pubsaúde.
Recebido: 13 abr. 2021;
Aceito: 22 abr. 2021;
Publicado: 22 jun. 2021
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.
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Abstract
Introduction: Open Science opens new horizons for the researcher and for academic and scientific activities. It has been growing in all areas of knowledge and comes in the nursing domain as a huge challenge to be faced. This article aims to show the path that the Nursing Postgraduate Programs at the Federal University of the Rio de Janeiro State are following to achieve a proper data management of their research, align to the scope of open science. Review and Discussion: For this purpose, it was necessary; contextualize the concept of open science emphasizing data management practices; presents the data life cycle, the FAIR principles and their application in the GO FAIR Brazil Health - Nursing network created with the purpose of elaborating strategies for the implementation of the FAIR principles in the nursing field, aiming the sharing and reuse of these data in new research. Final considerations: The coordination of the Graduate Nursing Programs at UNIRIO and the Alfredo Pinto Nursing School, from the GO FAIR Brazil Saúde Network - Nursing represents an example of the adoption of open science practices within graduate courses. Therefore, it is expected that through the studies and events that begin within the scope of the GO FAIR Brazil Health – Nursing Network, carried out in 2020 and scheduled for the following years, answer the question asked in the introduction of this article and contribute to the promotion and implementation of training strategies for students and health professionals, in general, on the management of research data in the field of nursing.
Keywords: nursing, open science, open data, FAIR principles, GO FAIR.