Resumo

Uma das ferramentas para auxiliar no tratamento de doenças é o índice e a carga glicêmica dos alimentos. O objetivo deste trabalho é realizar levantamento de dados na literatura sobre a influência do indicie glicêmico dos alimentos. Bancos de dados como MEDLINE / Pubmed, Scielo e Google Scholar foram consultados. Existe uma tendência de mudança nutricional devido da urbanização e industrialização que direcionam para uma dieta mais ocidentalizada, com relevância para o aumento da densidade energética, com maior consumo de carnes, leite e derivados ricos em gorduras, e redução do consumo de frutas e verduras. Os alimentos com alto índice glicêmico induzem a um aumento na glicemia de até duas vezes mais do que os alimentos de baixo índice glicêmico, podendo resultar no surgimento ou agravamento de diversas doenças crônicas. A compreensão do índice glicêmico dos alimentos é fundamental para o planejamento dietético e controle glicêmico.

Palavras-chave: glicemia, alimentos, saúde.

Autores: Pedro Henrique Silva de Rossi, Sandra Maria Barbalho, Marie Oshiiwa, Andressa Aparecida Jacinto Sampaio
Citação: Rossi, P.H.S., Barbalho, S.M., Oshiiwa, M., & Sampaio, A.A.J. . 2020. Glycemic index of foods: A review. Pubsaúde, 4, a072. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude4.a072
Editor: Pubsaúde.
Recebido:  9 set. 2020; Aceito: 16 out. 2020; Publicado:  22 out. 2020
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.

Versão em PDF

Abstract

One of the tools to help in the treatment of diseases is the index and glycemic load of food. The objective of the work is to carry out data survey in the literature about the influence of the glycemic indicator of foods. Databases such as MEDLINE / Pubmed, Scielo and Google Scholar were consulted. There is a trend of nutritional change due to urbanization and industrialization that lead to a more westernized diet, related to increased density, with greater consumption of meat, milk and fat-rich derivatives, and reduced consumption of fruits and vegetables. Foods with a high glycemic index induce an increase in glycemia of up to twice as much as foods with a low glycemic index, which may result in the appearance or worsening of several chronic diseases. Understanding the glycemic index of foods is essential for dietary planning and glycemic control.

Keywords: glicemic, food, health.

Referências

  • Pedro Henrique Silva de Rossi

  • Afiliação: Faculdade de Tecnologia de Marília, Marília, São Paulo, Brasil.
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:
    Graduando em Tecnologia em Alimentos pela Faculdade de Tecnologia de Marília.
  • Sandra Maria Barbalho

  • Afiliação: Faculdade de Tecnologia de Marília, Marília, São Paulo, Brasil.
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:
    Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1992); Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1991), Mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Atualmente é docente do Curso de Medicina da Universidade de Marília, UNIMAR. É integrante do Programa de Mestrado Acadêmico em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação (UNIMAR). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa em uso animal da UNIMAR. É professora de Bioquímica da Faculdade de Tecnologia em Alimentos de Marília (FATEC). Foi aprovada em primeiro lugar nos seguintes concursos: 1- Concurso Público para Educador na Área de Biologia Molecular Estrutural da Universidade de São Paulo (USP) Campus de São Carlos SP (Abril de 2001); 2- Concurso para professor de Bioquímica I e II da Faculdade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Campus de Lins SP (Junho de 2001); 3- Concurso Público para professor de Bioquímica da Faculdade de Tecnologia em Alimentos de Marília (Julho de 2007). Possui experiência em pesquisa e orientação na área Interdisciplinar envolvendo Bioquímica, Metabolismo, Plantas Medicinais e Alimentos Funcionais na Reabilitação da Saúde. Atua também como pesquisadora na área de metabolismo em doenças metabólicas (Síndrome Metabólica e Doenças Cardiovasculares). Possui 152 artigos publicados em periódicos (nacionais e internacionais). Participou de mais 80 bancas julgadoras. É autora de seis capítulos de livro (um nacional e 5 internacionais). Revisora de 28 periódicos internacionais. Total de citações no GOOGLE SCHOLAR: 1094, ÍNDICE H: 17 e ÍNDICE i10: 31.
  • Marie Oshiiwa

  • Afiliação: Faculdade de Tecnologia de Marília, Marília, São Paulo, Brasil.
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:
    Possui graduação em Ciências com Habilitação Matemática pela Universidade de Marília (1987), Habilitação em Química pela Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras de Lins (1995), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é docente responsável pelas disciplinas de Estatística, Metodologia da Pesquisa Científica e Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Tecnologia em Alimentos; membro do Corpo Editorial da Revista Alimentus e está na Coordenação do curso de pós-graduação Gestão em Controle de Qualidade dos Alimentos na FATEC de Marília.
  • Andressa Aparecida Jacinto Sampaio

  • Afiliação: Faculdade de Tecnologia de Marília, Marília, São Paulo, Brasil.
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:
    Graduanda em Tecnologia em Alimentos pela Faculdade de Tecnologia de Marília.

Nenhuma informação disponível ainda...

Comentar

COMPARTILHAR