Resumo

Fundamentos: Comportamentos desejáveis são esperados para a fase da adolescência por terem tido seu espaço de desenvolvimento interpessoal durante a infância. Os desafios da adolescência somados ao da gemelaridade unem forças para atravessar a construção de diversos fatores subjetivos, como a aprendizagem de novas habilidades sociais. Objetivo: O objetivo deste estudo foi compreender como acontece o desenvolvimento de habilidades sociais em gêmeos adolescentes. Métodos: Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, por meio de entrevista semiestruturada. Os participantes foram doze gêmeos dizigóticos, brasileiros e sem excepcionalidades. As idades variaram entre doze e dezessete e as duplas eram constituídas por gêmeos do mesmo gênero. Após a análise dos conteúdos foram identificadas três categorias que foram agrupadas em seis subcategorias: 1) Relações Interpessoais – Contexto familiar e Contexto social; 2) Gemelaridade – Percepção e Fatores positivos e negativos e 3) Habilidades Sociais – Déficits e Variabilidade de repertório. Resultados: Os resultados apontaram que a gemelaridade impacta o déficit de habilidades sociais como comunicação, e consequentemente em habilidades de autonomia, civilidade e fazer e manter amizades. As habilidades sociais desenvolvidas por um dos adolescentes gêmeos, nem sempre reflete na dupla. A parceria que ocorre entre a dupla não está diretamente ligada à aquisição de habilidades sociais, fazendo com que cada um construa seu repertório individualmente. Conclusão: Destaca-se a importância de ampliar o olhar para o comportamento dos gêmeos monozigóticos em futuros estudos.

Palavras-chaves: gêmeos, gemelaridade, bivitelinos, adolescentes, habilidades sociais.

Autores: Caroline da Silva Bueno, Ilana Andretta
Citação: Bueno, C.S., & Andretta, I. 2022. Habilidades sociais em gêmeos adolescentes. Pubsaúde, 11, a387. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude11.a387
Editor: Pubsaúde.
Recebido: 28 ago. 2022; Revisado e aceito: 11 set. 2022; Publicado:  23 out. 2022
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.

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Abstract

Background:  Desirable behaviors are expected in adolescence, as they have had, during childhood, their space for interpersonal development. The challenges of adolescence added to twinning challenges join forces to go through the construction of several subjective factors, such as learning new social skills.  Objective: The aim of this study was to understand how the development of social skills occurs in teenage twins.  Methods: A qualitative and exploratory research was conducted by means of a semi-structured interview. The participants were twelve dizygotic twins, Brazilians and without exceptionalities. The ages ranged from twelve to seventeen years old, and the pairs were composed by twins of the same gender. After analyzing the contents, there were three categories identified, which were grouped into six subcategories: 1) Interpersonal Relations – Family Context and Social Context; 2) Twinhood – Perception and Positive and Negative Factors and 3) Social Skills – Deficits and Repertoire Variability.  Results: The results pointed out that twinhood impacts the social skills deficit such as communication, and consequently in autonomy abilities, civility and making and maintaining friendships. The social skills developed by one of the twin teens does not always reflect on the pair. The partnership that occurs between the pairs is not directly linked to the acquisition of social skills, causing each one to build their own repertoire individually. Conclusion: The study highlights the importance of expanding the look at the behavior of monozygotic twins in future studies.

Key-words: twins, twinhood, fraternal twins, teenagers, social skills.

Referências

  • Caroline da Silva Bueno

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  • Ilana Andretta

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