Resumo

Introdução: A gravidez na adolescência é considerada um problema de saúde pública e a escola juntamente com os Enfermeiros do PSE têm o compromisso de desenvolver ações educativas e assistenciais, voltadas às necessidades e particularidades dessa faixa etária. Revisão: Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Os sujeitos do estudo foram adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos matriculados em escolas públicas de um município da região metropolitana de Salvador-Ba. Discussão: A educação em saúde deve ser elaborada em parceria com a escola, família e profissionais de saúde, como proposta para diminuir o índice de gravidez na adolescência, realizando atividades que auxilie para a construção do conhecimento. Considerações Finais: A escola é o local propício para o desenvolvimento de atividades educativas e o acolhimento da enfermagem é imprescindível para que se desenvolvam ações voltadas a prevenção da gvravidez na adolescência.

Palavras-chave: enfermagem, saúde do adolescente, gravidez.

Autores: Lorena Esmeralda Nascimento Celeste, Ana Paula Gameiro Cappelli
Citação: Celeste, L.E.N., & Cappelli, A.P.G. 2020. Papel do enfermeiro do PSE na prevenção da gravidez na adolescência. Pubsaúde, 4, a094. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude4.a094
Editor: Pubsaúde.
Recebido:  31 out. 2020; Aceito: 16 nov. 2020; Publicado:  30 dez. 2020
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.

Versão em PDF

Abstract

Introduction: Adolescent pregnancy is considered a public health problem and the school, together with the PSE Nurses, is committed to developing educational and assistance actions, geared to the needs and particularities of this age group. Review: This is a qualitative literature review. The study subjects were adolescents aged 10 to 19 years enrolled in public schools in a municipality in the metropolitan region of Salvador-Ba. Discussion: Health education must be developed in partnership with the school, family and health professionals, as a proposal to reduce the rate of teenage pregnancy, carrying out activities that help to build knowledge.Final remarks: The school is the ideal place for the development of educational activities and nursing reception is essential for the development of actions aimed at preventing pregnancy in adolescence.

Keywords: nursing, adolescent health, pregnancy.

Referências

  • Lorena Esmeralda Nascimento Celeste

  • Afiliação: Enfermeira Preceptora na Universidade Salvador, Especialista em Atenção Básica e Docência do Ensino Superior, Salvador, Bahia, Brasil.
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:
    Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE, 2012). Especialista em Atenção Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2015). Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIFACS, 2020). Enfermeira do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB, 2014). Enfermeira Preceptora na Universidade Salvador.
  • Ana Paula Gameiro Cappelli

  • Afiliação: Professora Doutora na Universidade Federal do Maranhão, Pinheiro, Maranhão, Brasil.
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:
    Graduação em Ciências Biológicas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) entre 2003-2006. Três projetos de Iniciação Científica no Laboratório de Pâncreas Endócrino e Metabolismo na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) foram desenvolvidos entre 2003-2006. Mestrado e Doutorado realizados no Laboratório de Pâncreas Endócrino e Metabolismo, Depto de Biologia Estrutural e Funcional, Instituto de Biologia da mesma universidade. Experiência na área de sinalização celular, desenvolvimento e função da célula beta pancreática, metabolismo da glicose, estresse oxidativo e diabetes mellitus tipo 2. Professora Doutora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuando no ensino de graduação e pós graduação. Pós doutorado no laboratório de sinalização intracelular no Depto de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

Nenhuma informação disponível ainda...

Comentar

COMPARTILHAR