Ponto de Vista

Atuando em um capsinfantil percebo a alta demanda relacionada ao autismo e suas particularidades, então, pensar em um centro de atendimento especializado e público para tais crianças é fundamental. A finalidade do Centro Terapêutico seria levar para as crianças um ambiente totalmente apto para atendê-las, sendo convidativo e confortável. Contando com elementos que ajudem na socialização e conforto, tais como texturas, uma boa acústica e iluminação, além de inúmeras atividades, como por exemplo a utilização de cores e músicas.

O autismo nos dias de hoje, é classificado como transtorno do espectro autista (TEA) e está inserido na seção de transtornos do neurodesenvolvimento do DSM-V, constituindo um feixe de elementos particulares presentes no indivíduo geralmente até os 3 anos de idade, que afetam o desenvolvimento de diversas formas e abrange o que anteriormente era descrito como: asperger, autismo, transtorno infantil desintegrativo e transtorno invasivo do desenvolvimento SOE (sem outra especificação) (Anadão, 2023).

A pessoa autista manifesta déficits na comunicação social e na interação social em variados contextos, com modelos restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades que devem estar presentes no início do desenvolvimento.. O autismo é um transtorno neurológico, uma condição da neurodiversidade..

Através deste Centro Terapêutico a criança portadora de TEA, seria auxiliada por meio de aspectos sensoriais a se relacionar com o ambiente em que vive. É uma realidade que os autistas necessitam de uma abordagem e de um tratamento diferenciado dos demais segmentos da sociedade, respeitando seus direitos, sua autonomia, e sua liberdade de escolha.

O objetivo seria a elaboração de um projeto que contempla um centro especializado, público para atender crianças de 0 a 10 anos diagnosticadas com TEA,por meio  do estudo de referenciais teóricos relacionados ao tema, autismo, intervenção precoce, pesquisas recentes, compreender a melhor maneira de atender a demanda. A partir disso então, elaborar um protocolo e um fluxograma de atendimentos, fazer uma análise da área a ser destinada ao projeto, profissionais necessários, materiais e métodos.

Autores: Karina Lino Anadão
Citação: Anadão, K. L. 2024.  Proposta de um centro terapêutico para crianças com TEA. Pubsaúde, 17, a511. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude17.a511
Editor: Pubsaúde.
Recebido: 10 jan. 2024; Revisado e aceito: 24 jun. 2024; Publicado: 24 jun. 2024
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
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Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.

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