Resumo
Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares gradativamente têm se fortalecido expressivamente desde que se tornaram uma realidade no âmbito da saúde e uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) em 2006. No entanto, a aplicabilidade dessas práticas integrativas no processo de cuidar em enfermagem e a relação com a função do enfermeiro merecem ser refletidas, mesmo passados 14 anos após implementação da PNPIC. Objetivo: evidenciar as práticas integrativas e complementares nos campos de formação e atuação do enfermeiro segundo a produção científica nacional. Revisão: revisão integrativa da literatura realizada nas bases e bancos de dados Lilacs, Bdenf, Medline, Scielo, Mosaico, BVS e Ebsco a partir dos descritores cuidados de enfermagem, educação de enfermagem, terapias alternativas, terapias complementares, no idioma português e disponíveis na íntegra, sendo guiada pela questão: “De que forma as PICs têm sido abordadas e utilizadas nos campos de formação e atuação do enfermeiro? Discussão: O enfermeiro demonstra entendimento que o saber fazer das PICs requer níveis de compreensão e apropriação dos saberes técnicos, científicos e ético da profissão, os quais são deficientes ou negligentes na formação profissional, porém tal lacuna não impede as experiências vividas com as PICS que têm sido evidentemente praticadas com base no empiricismo, prejudicando tal aplicabilidade de maneira competente nas atuações dos enfermeiros. Considerações finais: As PICs têm sido adotadas no fazer em enfermagem, porém a limitação de conhecimento para tal aplicabilidade é consciente por parte dos Enfermeiros, elucidando preocupações para realizá-las e gerenciá-las dentro do processo de cuidado, assim como incentivando melhores formações e espaços dialéticos afins, tanto na área acadêmica, como na educação continuada/permanente.
Palavras-chave: cuidados de enfermagem, educação em enfermagem, terapias alternativas, terapias complementares.
Autores: Brenda Caroline dos Santos Malta, Letícia Borges Malachias, Taís Assis Magalhães, Janize Silva Maia, Luana Prado Figueredo
Citação: Malta, B.C.S., Malachias, L.B., Magalhães, T.A., Maia, J.S., & Figueiredo, L.P. 2021. Práticas integrativas e complementares e suas aplicabilidades nos campos de formação e atuação do enfermeiro. Pubsaúde, 5, 108. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude5.a108
Editor: Pubsaúde.
Recebido: 5 dez. 2020;
Aceito: 16 dez. 2021;
Publicado: 03 mai. 2021
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Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.
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Abstract
Introduction: Integrative and Complementary Practices have gradually strengthened significantly since they became a reality in the field of health and a National Policy of Integrative and Complementary Practices (PNPIC), in 2006. However, the applicability of these integrative practices in the process of caring in nursing and the relationship with the role of the nurse deserve to be reflected, even 14 years after the PNPIC was implemented. Objective: to highlight the integrative and complementary practices in the fields of education and performance of nurses, described in the national scientific production. Review: integrative of the literature carried out in the Lilacs, Bdenf, Medline, Scielo, Mosaico, VHL and Ebsco databases and databases based on the descriptors nursing care, nursing education, alternative therapies, complementary therapies, in Portuguese and available in full being guided by the question: “In what way have PICs been approached and used in the fields of education and performance of nurses? Discussion: The nurse demonstrates an understanding that the know-how of the PICs requires levels of understanding and appropriation of the technical, scientific and ethical knowledge of the profession, which are deficient or negligent in professional training, however such a gap does not prevent the experiences lived with the PICS that evidently they have been practiced based on empiricism, impairing such applicability in a competent way in the nurses' actions. Final considerations: PICs have been adopted in nursing practice, however the knowledge limitation for such applicability is conscious on the part of Nurses, elucidating concerns to carry out and manage them within the care process, as well as encouraging better training and dialectical spaces related, both in the academic area and in continuing / permanent education.
Keywords: nursing care; nursing education; alternative therapies; complementary therapies.