Resumo

Introdução: A adoção sempre foi considerada complexa no que se refere ao fato de que na maioria das vezes ela acontece para solucionar o problema de infertilidade do casal, e ainda não é a primeira escolha feita por eles, que antes recorrem a procedimentos clínicos na tentativa de concretizarem o sonho da maternidade/paternidade. Material e métodos: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as vivências de crianças e/ou adolescentes que esperam pela adoção. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com delineamento de estudo de caso. A amostra utilizada nessa pesquisa foi composta por duas crianças acima de sete anos que esperam a adoção, o instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada contendo sete perguntas e os dados analisados através da análise de conteúdo. Resultados e discussões: A maioria das crianças e adolescentes aparenta ter consciência dos motivos que as fizeram serem retiradas de suas famílias biológicas, e colocadas em ambientes institucionais, no entanto, muitas vezes é no abrigo que elas recebem a atenção e o cuidado que não tiveram nas suas famílias de origem, podendo tornar a institucionalização uma experiência melhor. Considerações: Para as crianças e/ou adolescentes que se encontram no abrigo, a adoção é uma forma de construir ou em alguns casos reconstruir muitas coisas, entre elas sua história, seu interior que pode ter sido despedaçado por aqueles que tinham o dever de prezar pelo seu bem-estar, mas que assim não o fizeram, chance de saber realmente o que é uma família, de receberem um amor que não os machucará.

Palavras-chave: crianças, adolescentes, institucionalização, adoção.

Autores: Érica Cavalheiro da Silva, Giana Bernardi Brum Vendruscolo
Citação: Silva, E.C., & Vendruscolo, G.B.B. 2021. Vivências de crianças e/ou adolescentes que esperam por adoção tardia. Pubsaúde, 5, a091. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude5.a091
Editor: Pubsaúde.
Recebido:  21 out. 2020; Aceito: 28 out. 2020; Publicado:  8 mar. 2021
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.

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Abstract

Introduction: Adoption has always been considered complex with regard to the fact that most of the time it happens to solve the couple's infertility problem, and it is still not the first choice made by them, who before resort to clinical procedures in an attempt to realize the dream of motherhood / paternity. Material and methods: This research aims to analyze the experiences of children and / or adolescents who are waiting for adoption. A qualitative, descriptive and exploratory research was carried out with a case study design. The sample used in this research was composed of two children over seven years old waiting for adoption, the instrument used was a semi-structured interview containing seven questions and the data analyzed through content analysis. Results and discussions: Most children and adolescents seem to be aware of the reasons that caused them to be removed from their biological families, and placed in institutional settings, however, it is often in the shelter that they receive the attention and care that they did not have. in their families of origin, making institutionalization a better experience. Considerations: For children and / or teenagers who are in the shelter, adoption is a way to build or in some cases reconstruct many things, including their history, their interior that may have been shattered by those who had a duty to cherish for their well-being, but who did not do so, chance to really know what a family is, to receive a love that will not hurt them.

Keywords: children, adolescents, institutionalization, adoption.

Referências

  • Érica Cavalheiro da Silva

  • Afiliação: Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo, Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:
    Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo, Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Giana Bernardi Brum Vendruscolo

  • Afiliação: Professora orientadora do trabalho de conclusão de curso da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo, Santo Ângelo, Rio Grande do Sul.
  • Email:
  • Participação:
  • Curriculo:
    Mestrado em Saúde e Comportamento. Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil. Especialização em Educação a Distância. Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

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