Resumo

INTRODUÇÃO: A assistência aos pacientes renais, dado as perdas diversas que estes vivenciam, deve ser focada em cuidado biopsicossocial, integral e continuado, culminando em eficácia do serviço realizado por meio de equipe multiprofissional. Essas características conversam com o preconizado na Política Nacional de Humanização (PNH). OBJETIVO: Logo o presente estudo tem por objetivo investigar se as estratégias de humanização baseadas nos eixos e princípios da PNH são conhecidas, aplicadas e valorizadas no contexto de cuidados a pacientes nefropatas, sob visão dos profissionais de unidade de nefrologia do SUS em Brasília-DF. Métodos: Estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa e método fenomenológico, com formulário de autoria do autor produzido com base nas diretrizes da PNH. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Identificado alta valorização da PNH, sobretudo às diretrizes que convergem no trato interpessoal e qualidade do serviço estético e ético, não havendo significativa diferença entre categorias profissionais. Menor importância foi atribuída as diretrizes com caráter político, correspondentes a processos decisórios grupais, consultivos e horizontalizados. Acerca da implementação da PNH no setor, a percepção dos entrevistados reflete os resultados supracitados, adicionando déficit no atendimento individualizado e colaboração entre profissionais e usuários nos processos decisórios. Quanto ao conhecimento declarado da PNH, os residentes multiprofissionais, em absoluto, afirmaram conhecer a política enquanto os profissionais efetivos e residentes médicos em maioria a desconheciam. Concernente a referenciação de ações humanizadas no setor por categoria profissional, observado viés de autoindicação na viabilização dessas ações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Há valorização da PNH no setor, já as ações práticas são percebidas de forma superficial e voltada para a operacionalização do serviço, com déficit quanto a compreensão/prática da integralidade da assistência e seu caráter político. Evidenciou-se ausência da gestão, carência de diálogo entre profissionais-gestão-usuários e déficit em educação continuada na assistência.

Palavras-chave: nefrologia, humanização da assistência, política nacional de humanização.

Autores: Angeluza Amorim Viana, Adriana Mayon Neiva Flores
Citação: Viana, A. A., & Flores, A. M. N. 2023. Política nacional de humanização do SUS: importância e implementação em unidade de nefrologia. Pubsaúde, 13, a433. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude13.a433
Editor: Pubsaúde.
Recebido: 25 jan. 2023; Revisado e aceito: 5 mar. 2023; Publicado:  10 abr. 2023
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.

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Abstract

INTRODUCTION: The assistance to renal patients, given the various losses they experience, should be focused on biopsychosocial care, integral and continued, culminating in the effectiveness of the service performed through a multidisciplinary team. These characteristics talk to the recommended in the National Humanization Policy (PNH). OBJECTIVE: Therefore, the present study aims to investigate whether humanization strategies based on the axes and principles of PNH are known, applied and valued in the context of care for nephropathic patients, under the view of the professionals of the nephrology unit of the SUS in Brasília-DF. Methods: Descriptive exploratory study, qualitative approach and phenomenological method, with author’s authorship form produced based on PNH guidelines. RESULTS AND DISCUSSION: High valuation of PNH was identified, especially to the guidelines that converge in the interpersonal treatment and quality of aesthetic and ethical service, with no significant difference between professional categories. Less importance was given to political guidelines, corresponding to group, advisory and horizontal decision-making processes. Regarding the implementation of PNH in the sector, the perception of the interviewees reflects the aforementioned results, adding deficit in individualized care and collaboration between professionals and users in decision-making processes.  As for the declared knowledge of the PNH, multiprofessional residents, absolutely, affirmed to know the policy while the effective professionals and medical residents mostly did not know it. Concerning the referral of humanized actions in the sector by professional category, observed self-administered bias in the feasibility of these actions. FINAL CONSIDERATIONS: There is an appreciation of the PNH in the sector, since the practical actions are perceived in a superficial way and focused on the operationalization of the service, with deficit as the understanding/ practice of the integrality of the assistance and its political character. There was a lack of management, lack of dialogue between professionals-management-users and deficit in continuing education in care.

Keywords: nephrology, humanization of assistance, national humanization policy.

Referências

  • Angeluza Amorim Viana

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  • Adriana Mayon Neiva Flores

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