Resumo

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa consiste em uma revisão narrativa de literatura (RNL), em produções bibliográficas brasileiras, com o objetivo de levantar os critérios diagnósticos, descrever a etiologia e o enquadre da orientação psicanalítica para o autismo, atualmente conceituado como Transtorno do Espectro Autista (TEA). REVISÃO: Foram consultadas 3 bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), LILACS e GOOGLE SCHOLAR, sendo selecionados 9 artigos e um livro para compor amostra do estudo. O critério de escolha do material consistiu em abordar de maneira objetiva a aplicabilidade da abordagem psicanalítica enquanto ferramenta de tratamento. DISCUSSÃO: As evidências demonstraram a amplitude de técnicas da escola analítica que favorecem o estabelecimento do vínculo, a interação social, e restauram a articulação pulsional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como resultado da pesquisa conclui-se que a clínica psicanalítica tem o compromisso de ir além da abordagem espectral dirigindo-se à criança autista como sujeito, e não como objeto a ser normatizado.

Palavras-chave: clínica, psicanálise, transtorno do espectro autista.

Autores: Karina Lino Anadão
Citação: Anadão, K.L. 2023. A clínica psicanalítica do transtorno do espectro autista. Pubsaúde, 14, a419. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude14.a419
Editor: Pubsaúde.
Recebido: 27 dez. 2022; Revisado e aceito: 16 ago. 2023; Publicado:  21 ago. 2023
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.

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Abstract

INTRODUCTION: This research consists of a narrative literature review (RNL), in Brazilian bibliographical productions, with the objective of raising the diagnostic criteria, describing the etiology and the framework of the psychoanalytic orientation for autism, currently conceptualized as Autistic Spectrum Disorder (ASD), in Brazilian bibliographical productions, with the objective of raising the diagnostic criteria, describing the etiology and the main forms of psychoanalytic treatment for the Autism Spectrum Disorder. REVIEW: 3 databases were consulted BVS (Virtual Health Library), LILACS and GOOGLE SCHOLAR, 9 articles and a book were selected to compose the study sample. The criterion for choosing the material consisted of objectively addressing the applicability of the psychoanalytic approach as a treatment tool. DISCUSSION: Evidence demonstrates the breadth of analytical school techniques that favor the establishment of bonding, social interaction, and restore drive articulation. FINAL CONSIDERATIONS: As a result of the research, it is concluded that the psychoanalytic clinic is committed to going beyond the spectral approach, addressing the autistic child as a subject, and not as an object to be normalized.

Keywords: clinic, psychoanalysis, autistic spectrum disorder.

Referências

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