Introdução
Há uma variedade de modelos e definições de comunicação, isto significa que comunicar é um ato complexo que requer habilidade e treinamento. Comunicar é tornar comum, é pôr em comunicação, significa: partilhar, trocar, fazer saber. É basicamente a interação verbal e não verbal entre dois ou mais indivíduos, em diferentes contextos e sob perspectivas próprias. Assim, o ato de comunicar é dinâmico, envolve sentimento, interação, interpretação, compreensão e adaptação, tanto para aquele que comunica, quanto para quem recebe.
Desse modo, uma boa comunicação não supõe apenas informar ao paciente sobre sua enfermidade, tratamento e evolução, mas sobretudo, se dá a partir de uma relação de ajuda, compreendendo as reações emocionais frente ao adoecimento e suas implicações nas diferentes esferas de sua vida - família, trabalho, amigos, crenças, espiritualidade. Portanto, a qualidade dos relacionamentos entre a tríade equipe/paciente/família e a relação de confiança construída a partir de uma comunicação eficiente são aspectos fundamentais para minimizar o sofrimento emocional de todos os envolvidos, garantir a dignidade e qualificar a vida neste momento.
Palavras-chave: comunicação em saúde, hospitalização, equipe de assistência ao paciente, angústia psicológica.
Keywords: health communication, hospitalization, patient care team, psychological distress.