Resumo
Introdução: A monitoria é uma forma de ensino que muito contribui para o entendimento e aprendizagem de alunos em sua formação acadêmica. A monitoria acadêmica busca auxiliar no processo de ensino aprendizagem fornecendo um ambiente diversificado, reforçando conteúdos vistos em aulas, para que os acadêmicos em formação possam melhor assimilar os conhecimentos que serão cobrados nas avaliações parciais. Resultados e discussão: Como resultado os conhecimentos e habilidades adquiridas junto ao professor orientador e aos alunos monitorados integram-se à carga intelectual e social do aluno monitor, revelando-lhe novos horizontes e perspectivas acadêmicas . A monitoria no ensino superior, além de enriquecer a formação acadêmica do monitor, promove experiências que proporcionam um crescimento pessoal e profissional ao aluno monitor. A experiência se faz necessária para a construção de um processo de ensino aprendizagem de qualidade.
Palavras-chave: avaliação, monitoria, cinesiologia.
Autores: Douglas Rodrigo Cursino dos Santos, Glauber Cruz Lima, Cyntia Monteiro Vasconcelos, Francisca Flaviane Cavalcante de Sousa
Citação: Santos, D.R.C., Lima, G.C., Vasconcelos, C.M., & Sousa, F.F.C. 2021. Avaliação do processo de monitoria da disciplina de cinesiologia nos dias atuais: relato de experiência. Pubsaúde, 7, a265. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude7.a265
Editor: Pubsaúde.
Recebido: 27 out. 2021;
Aceito: 4 nov. 2021;
Publicado: 29 nov. 2021
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.
Versão em PDF
Abstract
Introduction: Monitoring is a form of teaching that greatly contributes to the understanding and learning of students in their academic training. Academic monitoring seeks to assist in the teaching-learning process by providing a diversified environment, reinforcing contents seen in classes, so that students in training can better assimilate the knowledge that will be charged in partial assessments. Results and discussion: As a result, the knowledge and skills acquired with the guiding teacher and monitored students are integrated with the intellectual and social load of the student monitor, revealing new horizons and academic perspectives. Monitoring in higher education, in addition to enriching the monitor's academic training, promotes experiences that provide the monitor student with personal and professional growth. Experience is necessary for the construction of a quality teaching-learning process.
Keywords: evaluation, monitoring, kinesiology.