Resumo
Introdução: As práticas Odontológicas assumem um papel importante no que diz respeito aos procedimentos cotidianos que os Cirurgiões Dentistas realizam em cada paciente, e ainda o papel fundamental que assumem diante do trabalho humanizado que cada um desempenha, perante cada atendimento realizado acerca dos conhecimentos adquiridos durante sua formação acadêmica. O objetivo do presente estudo busca investigar os conhecimentos que fundamentam as práticas de humanização nos atendimentos odontológicos. Material e métodos: O presente estudo teve abordagem quanti-qualitativa, buscando explorar as práticas humanizadas utilizadas nos atendimentos odontológicos. A coleta de dados se deu por meio de um questionário com questões em padrão aberto e fechado para os Cirurgiões-Dentistas atuantes, no intuito de identificar como suas práticas nos atendimentos odontológicos são humanizadas. Resultados e discussão: Entendimento sobre a Política Nacional de Humanização 84,6% dos participantes disseram que sabem, sendo que 62% destes obtiveram tais conhecimentos sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) ainda durante o período de formação acadêmica. Quando questionados sobre o entendimento em relação ao que é humanização em saúde, 8,69% dos participantes associaram a humanização a questões mais amplas, como o Sistema Único de Saúde (SUS), 30,43% associaram essa prática com considerar o paciente por completo, único e de forma individualizada e 8,69% fizeram relação com empatia. Em relação ao tempo médio de consulta 76,9%realizam as suas consultas em um tempo médio de 20 a 40 minutos e 23,1% realizam suas consultas com tempo acima de 40 minutos, como está descrito no gráfico 4 abaixo. Considerações finais: Contudo é de extrema importância que seja evidenciada a humanização no decurso dos atendimentos odontológicos pelos Cirurgiões Dentistas, de forma que seja aplicada de acordo com as práticas cotidianas em cada paciente.
Palavras-chave: empatia, humanização da assistência, odontologia.
Autores: Diego Teodoro Venancio Lopes, Samantha Peixoto Pereira, Tacianne Hott de Souza, Tatiana Vasques Camelo dos Santos
Citação: Lopes, D.T.V., Pereira, S.P., Souza, T.H., & Santos, T.V.C. 2021. Humanização no atendimento odontológico. Pubsaúde, 7, a245. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude7.a245
Editor: Pubsaúde.
Recebido: 25 ago. 2021;
Aceito: 7 set. 2021;
Publicado: 7 out. 2021
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.
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Abstract
Introduction: Dental practices play an important role with regard to the daily procedures that Dental Surgeons perform on each patient, and also the fundamental role they play in the humanized work that each one performs, in the face of each service performed on knowledge acquired during their academic training. The objective this study seeks to investigate the knowledge that underlies humanization practices in dental care. Material and methods: This study had a quantitative-qualitative approach, seeking to explore the humanized practices used in dental care. Data collection was carried out through a questionnaire with open and closed standard questions for practicing dentists, in order to identify how their practices in dental care are humanized. Results and discussion: Understanding of the National Humanization Policy 84.6% of the participants said they know, and 62% of these obtained such knowledge about the National Humanization Policy (PNH) during their academic training period. When asked about their understanding of what humanization in health is, 8.69% of the participants associated humanization with broader issues, such as the Unified Health System (SUS), 30.43% associated this practice with considering the patient for complete, unique and individualized and 8.69% related to empathy. Regarding the average consultation time, 76.9% perform their consultations in an average time of 20 to 40 minutes and 23.1% perform their consultations with a time over 40 minutes, as described in graph 4 below. Final considerations: However, it is extremely important that humanization is evidenced in the course of dental care by Dental Surgeons, so that it is applied according to daily practices in each patient.
Keywords: empathy, humanization of assistance, dentistry.