Resumo

Introdução: Essa escrita tem por objetivo principal relatar com base em referenciais teóricos quais as contribuições da neurociência para aprendizagem, buscando de forma ampla explorar e contribuir com indivíduos com TEA. Revisão e discussão: Diante disso, o estudo traz aspectos da neurociência de um modo geral, a fim de uma melhor exploração sobre o contexto, além de destacar as características principais do TEA, buscando identificar importantes manejos com o mesmo no processo de aprendizagem, e como se caracteriza. Desta forma, visando contribuir para que o paciente tenha uma aprendizagem escolar de forma satisfatória aliando educação e neuropsicopedagogia no ensino fundamental favorecendo a inclusão, através de diferentes níveis de aprendizados, destacando especificidades e observando as necessidades de cada aluno. Considerações finais: A inclusão pode se tornar uma realidade no contexto educacional através de práticas que visem o desenvolvimento e atenda às necessidades e especificidades do aluno com transtorno do espectro autista, lembrando que cada um possui vivências e histórias de vida que influenciam diretamente no seu processo de desenvolvimento.

Palavras-chave: TEA, aprendizagem, ensino fundamental, neuropsicopedagogia.

Autores: Gabriela Oliveira da Silva, Paloma de Morais Castro Bastos
Citação: Silva, G.O., & Bastos, P.M.C. 2021. TEA e neurociência na aprendizagem escolar no ensino fundamental. Pubsaúde, 5, a079. DOI: https://dx.doi.org/10.31533/pubsaude5.a079
Editor: Pubsaúde.
Recebido:  26 set. 2020; Aceito: 29 set. 2020; Publicado:  17 jan. 2021
Licenciamento: Este artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0), a qual permite uso irrestrito, distribuição, reprodução em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam devidamente creditados.
Disponibilidade de dados: Todos os dados relevantes estão presentes no artigo.
Conflito de interesses: Os autores declaram não haver conflito de interesse.

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Abstract

Introduction: The main objective of this writing is to report, based on theoretical references, the contributions of neuroscience to learning, broadly seeking to explore and contribute to individuals with ASD. Review and discussion: Given this, the study brings aspects of neuroscience in general, in order to better explore its context, besides highlighting the main characteristics of ASD, seeking to identifying important managements with it in the learning process and how it is characterized. Thus, it aims to contribute to the patient to have a satisfactory school learning, combining education and neuropsychopedagogy in elementary school, supporting inclusion through different levels of learning, highlighting specificities and observing the needs of each student. Final considerations: Inclusion can become a reality in the educational context through attitudes aimed at the development and fulfillment of the needs and specificities of the student with autism spectrum disorder, reinforcing that each.

Keywords: TEA, learning, elementary education, neuropsychopedagogy.

Referências

  • TEA e neurociência na aprendizagem escolar no ensino fundamental

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